Avançar para o conteúdo principal

Meninos vs meninas

Não posso afirmar que ser mãe de um menino é muito diferente de ser mãe de uma menina (já que sou mãe de apenas um menino), embora sempre o tenha ouvido dizer e, claro, imagine (veja) que é diferente. 
Se por um lado o mundo das meninas já teve muito a ver com o cor de rosa, laços, saias (...) e hoje já abrange muito mais, continua a ser certo e sabido que são impostas regras fortemente baseadas no fator “sexo feminino”. Eu, como menina/mulher, sempre fui alvo das obrigações de o ser. 
No entanto, com o meu filho, que é do sexo masculino, consigo sentir que os meus avós me permitiram “fugir” ao que deu para fugir e é com o que o meu filho me pede para fazer que o vejo. 
Permito ao meu filho brincar com n de coisas que seriam fortemente associadas “às meninas”, mas a verdade é que ser arteiro lhe está na massa muscular que pede com urgência jogar à bola, andar de bicicleta, fazer corridas, brincar às escondidas 🙈 e como ainda tenho acesso ao sítio onde cresci, que é a casa dos meus avós, onde muitas vezes brincamos, é onde me recordo, em cada troço da rua que outrora foi apenas gravilha, o que tanto me fez feliz.
É quando ele me diz “Mamã, vamos jogar à bola” e corre para a rua, que eu me recordo de o ter feito. Por incrível que pareça, ele sobe para os mesmos sítios que eu e as brincadeiras são basicamente as mesmas 🙈 
É também nestas alturas que mais agradeço por ter o privilégio de ser mãe de um menino (deste menino). É realmente mais fácil vesti-lo, no sentido de ser mais prático/menos dispendioso, assim como é mais simples assumir que vai crescer e ter “direito de escolha”, uma vez que o 🌍 ainda é mais para meninos e os perigos ainda parecem mais para as meninas (acredito que realmente só pareçam), mas é mesmo um achado e tanto, uma coisa para a vida, ter um companheiro destes. 
Claro que tem tudo que ver com as nossas parecenças, o nosso modo de estar na vida, para outra mãe-filho e, principalmente, mãe-filha, pode não ser assim (e não tem que ser). Mas quando páro para pensar em ser mãe de uma menina e, quiçá, ter outras brincadeiras, percebo que a minha praia é mais outra, apesar de sentir que devo pedir desculpa por o assumir assim, uma vez que ainda posso vir a ter uma menina 🙊
Mas acredito que ter uma menina a pedir que a deixe fazer-me penteados (por exemplo) não há-de ser nada mau ❣️ 

📸 da série anda sempre cheia de calor a criatura 🙈🖤

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O kika e o coégio

Qualquer mãe tem como desejos de consumo absolutos chegar ao colégio e ter toda uma conversa positiva e baseada no elogio. Claro que não acontece todos os dias, claro que não acontece todas as semanas e claro que depende de intermináveis variáveis que por vezes nem refletem o comportamento da criança em si!  Para me sentir segura, costumo ter mais em conta umas coisas que outras. E perguntar ao kika se gostou do dia no coégio e ele me dizer que " sim " está no topo das coisas a ter mais em conta!  Mas já desde há um tempo que eu sinto muito que existe, no comportamento dos amiguinhos dele, mais uma coisa a ter em conta.  Ontem, ao chegarmos à escolinha, os amiguinhos dele encaminhavam-se para a respectiva sala (ele chegou mesmo em cima da hora) e sabem que mais? "Olha, chegou o Alexandre!!!" - disse um. "Olá, Alexandre" - diz outro.  Sabem quando o vosso coração treme? O meu tremeu e o sorriso surgiu-me de imediato. Foi impossível resistir. 

Sim, eu educo.

A primeira visita de estudo do kika vem aí e ele ainda ontem era um bebé... Irá ser por perto, mas não deixará de ser uma visita de estudo: a primeira ! Talvez não se vá lembrar dela daqui a uns anos. Mas o facto de estar pronto para ir a uma visita de estudo é, sem dúvida, agrídoce . Se por um lado eu sei que ele está preparado e irá adorar cada segundo, porque é uma criança que precisa de estímulos contínuos e adora explorar e descobrir o Mundo. Por outro lado, qual é mãe que não se sente com todos os receios e mais alguns ao ver a cria crescer e pertencer cada vez mais ao mundo? A ser cada vez mais do mundo? A querer cada vez mais ser do mundo? E cada vez menos da mãe? Será para sempre o meu filho, mas será para sempre, igualmente, um cidadão do Mundo e a tendência acaba por ser "voar do ninho". Embora lhe faltem longos (e felizes , espero) anos para iniciar de verdade o processo de ser um cidadão do Mundo, eu, como Mãe, quero ter a certeza de que lhe providencio as f

Desculpe, como disse?!

Depois do entusiasmo de escrever o meu primeiro post passar, a dúvida surgiu.  E agora, vamos falar-lhes do quê desta vez, filho?  Como fiz, e volta e meia faço com o kika, quero contar-vos como foi que soube da minha gravidez, para que nos fiquem a conhecer melhor e porque a partilha de todo e qualquer momento relacionado com a maternidade é sempre algo único e nunca é demais!  Engravidei exatamente depois de ter chegado a acordo com o papá que iríamos tentar engravidar "um dia". Dito isto, no dia vinte e três de dezembro de dois mil e treze (o próprio dia), e ao deitar, a cegonha acudiu aos nossos pedidos. Somos a prova de que pensamento positivo atrai coisas positivas YEAH !!! A verdade é que nem eu nem o papá dissemos qual seria o dia, certo?!  E como insólito é a palavra da minha vida... Sou um relógio suíço, ou era, e a menstruação atrasou-se de imediato. Mas como não era suposto engravidar tomando a pílula (apesar de tomar a pílula a horas e sem esquecimen