Avançar para o conteúdo principal

Penha Garcia

Em três anos de vida (quase quatro) este fim de semana foi um dos poucos que o kika passou fora de casa.
Pela azáfama dos dias, a “falta de tempo” é realmente muito comum. Acomodar-mo-nos com isso acaba por ser uma forma de não enlouquecer ou evitar cair em depressão.
Este fim de semana resolvi lutar contra a vontade de ficar em casa, porque sair e ir para “tão longe” exige uma série de requisitos e muita preparação. Levei para o meu filho umas seis ou sete mudas de roupa lol e para mim apenas duas 🙈 o pai ficou mo meio termo e deve ter levado umas três ou quatro. Mas acabamos sempre por deixar ficar qualquer coisa, diga-se de passagem.
O fim de semana serviu para restabelecer energias e acabou mesmo por superar as expectativas! Encontrámos lugares de uma beleza indescritível e que nenhuma fotografia conseguiu captar na totalidade, mas para isso o sorriso do meu kika conseguiu o efeito 🙌🏼 Foi feliz.
Estar privado de dormir na cama dele nunca foi problema, felizmente. Desta vez a única objeção foi mesmo o calor extremo. Estivemos pela zona de Penha Garcia e o calor fez-se sentir em peso. De manhã e à noite o ar da serra de Monsanto fazia o calor sentir-se menos, mas de tarde o calor era tanto que até custava a respirar.
O fim de semana que escolhemos para ir até lá até calhou em boa altura, uma vez que houve um congresso de Medicinas Alternativas e a aldeia estava com bastante atividades à disposição: desde rapel, a canoagem ou escalada. Claro que com o kika não era atividades que pudéssemos fazer, mas poder ver rostos felizes espalha como que por magia felicidade a todos os outros.
Ficámos por ir jogando à bola, brincar no parque e ir até à barragem. Confesso que não gosto de águas onde não se lhes veja o fundo ou existam algas, mas o que será que uma mãe não faz pelo seu filho?
Fomos, ainda, ao Castelo, fizemos o Trilho dos Moinhos e vimos fósseis! O kika quer uma festa de aniversário com dinossauros, estão a imaginar o contentamento de ver “dinoxaulos”?
Pediu muito colo, mas valeu muito a pena.
No sábado à noite assistimos a um espetáculo de fogo e o kika ficou deslumbrado.
Trocaria alguns dos fins de semana em que já deixei de sair pra passear pela logística da questão por fins de semana destes, mesmo que as minhas costas se ressintam sempre um bocado.
Só custa à “primeira”!






 







Comentários

Mensagens populares deste blogue

O kika e o coégio

Qualquer mãe tem como desejos de consumo absolutos chegar ao colégio e ter toda uma conversa positiva e baseada no elogio. Claro que não acontece todos os dias, claro que não acontece todas as semanas e claro que depende de intermináveis variáveis que por vezes nem refletem o comportamento da criança em si!  Para me sentir segura, costumo ter mais em conta umas coisas que outras. E perguntar ao kika se gostou do dia no coégio e ele me dizer que " sim " está no topo das coisas a ter mais em conta!  Mas já desde há um tempo que eu sinto muito que existe, no comportamento dos amiguinhos dele, mais uma coisa a ter em conta.  Ontem, ao chegarmos à escolinha, os amiguinhos dele encaminhavam-se para a respectiva sala (ele chegou mesmo em cima da hora) e sabem que mais? "Olha, chegou o Alexandre!!!" - disse um. "Olá, Alexandre" - diz outro.  Sabem quando o vosso coração treme? O meu tremeu e o sorriso surgiu-me de imediato. Foi impossível resistir. 

Sim, eu educo.

A primeira visita de estudo do kika vem aí e ele ainda ontem era um bebé... Irá ser por perto, mas não deixará de ser uma visita de estudo: a primeira ! Talvez não se vá lembrar dela daqui a uns anos. Mas o facto de estar pronto para ir a uma visita de estudo é, sem dúvida, agrídoce . Se por um lado eu sei que ele está preparado e irá adorar cada segundo, porque é uma criança que precisa de estímulos contínuos e adora explorar e descobrir o Mundo. Por outro lado, qual é mãe que não se sente com todos os receios e mais alguns ao ver a cria crescer e pertencer cada vez mais ao mundo? A ser cada vez mais do mundo? A querer cada vez mais ser do mundo? E cada vez menos da mãe? Será para sempre o meu filho, mas será para sempre, igualmente, um cidadão do Mundo e a tendência acaba por ser "voar do ninho". Embora lhe faltem longos (e felizes , espero) anos para iniciar de verdade o processo de ser um cidadão do Mundo, eu, como Mãe, quero ter a certeza de que lhe providencio as f

Desculpe, como disse?!

Depois do entusiasmo de escrever o meu primeiro post passar, a dúvida surgiu.  E agora, vamos falar-lhes do quê desta vez, filho?  Como fiz, e volta e meia faço com o kika, quero contar-vos como foi que soube da minha gravidez, para que nos fiquem a conhecer melhor e porque a partilha de todo e qualquer momento relacionado com a maternidade é sempre algo único e nunca é demais!  Engravidei exatamente depois de ter chegado a acordo com o papá que iríamos tentar engravidar "um dia". Dito isto, no dia vinte e três de dezembro de dois mil e treze (o próprio dia), e ao deitar, a cegonha acudiu aos nossos pedidos. Somos a prova de que pensamento positivo atrai coisas positivas YEAH !!! A verdade é que nem eu nem o papá dissemos qual seria o dia, certo?!  E como insólito é a palavra da minha vida... Sou um relógio suíço, ou era, e a menstruação atrasou-se de imediato. Mas como não era suposto engravidar tomando a pílula (apesar de tomar a pílula a horas e sem esquecimen